Na última sexta-feira (data), a Câmara Municipal de Carolina sediou a VIII Conferência Municipal de Saúde, um espaço democrático de diálogo e construção coletiva que reuniu autoridades, trabalhadores da saúde e a comunidade.Com o tema "Universalidade do Acesso e Cuidado em Saúde Mental: Garantia de Direitos de Todos os Cidadãos", a conferência promoveu reflexões e propostas para fortalecer as políticas públicas de saúde mental no município, assegurando um atendimento integral, acessível e humanizado.Abertura e presença de autoridadesO evento contou com a presença do prefeito Jayme Fonseca, do vice-prefeito e secretário municipal de saúde Giliard Silva, da secretária de Desenvolvimento Social Iracélia Leal, além de representantes do legislativo, do Conselho Municipal de Saúde, lideranças regionais e profissionais da área.Durante a abertura, o prefeito Jayme Fonseca destacou os investimentos na saúde pública e anunciou a chegada de uma Unidade Móvel de Saúde Bucal, adquirida por meio de programa do Governo Federal, que deve chegar a Carolina na próxima semana. Ele também ressaltou:"A saúde é um trabalho contínuo e todos os profissionais merecem nosso reconhecimento por fazerem isso acontecer todos os dias."Já o vice-prefeito e secretário de saúde, Giliard Silva, reforçou a importância da saúde mental na rede pública e anunciou o avanço da obra do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) no município:"Esse é um passo fundamental para garantir um cuidado especializado, próximo e humanizado à nossa população."Programação diversificadaA programação da conferência foi marcada por apresentações culturais, palestras e debates sobre os eixos temáticos:Rede de Atenção Psicossocial: desafios e perspectivas no território municipalSaúde mental na Atenção Primária: formação, acolhimento e cuidado longitudinalCuidado em liberdade: combate à exclusão, estigma e institucionalizaçãoEntre os destaques, palestras com Dr. Kamila Alves, advogada e terapeuta familiar, e Marlene Costa Lima, diretora regional de Saúde Mental, que trouxeram reflexões sobre os desafios e estratégias para uma assistência efetiva.Durante todo o dia, os participantes puderam apresentar propostas e colaborar com ideias para consolidar políticas públicas voltadas à saúde mental, fortalecendo a participação social no SUS.Compromisso com a saúde de todosA conferência encerrou com a votação das propostas construídas coletivamente, reafirmando o compromisso de Carolina com uma saúde pública inclusiva, eficiente e humana."Esse é um momento histórico para o município. Tudo que foi debatido aqui será transformado em ações que impactem a vida das pessoas," reforçou Higor Costa Martins, presidente do Conselho Municipal de Saúde.
Na última sexta-feira (data), a Câmara Municipal de Carolina sediou a VIII Conferência Municipal de Saúde, um espaço democrático de diálogo e construção coletiva que reuniu autoridades, trabalhadores da saúde e a comunidade.
Com o tema "Universalidade do Acesso e Cuidado em Saúde Mental: Garantia de Direitos de Todos os Cidadãos", a conferência promoveu reflexões e propostas para fortalecer as políticas públicas de saúde mental no município, assegurando um atendimento integral, acessível e humanizado.
Abertura e presença de autoridades
O evento contou com a presença do prefeito Jayme Fonseca, do vice-prefeito e secretário municipal de saúde Giliard Silva, da secretária de Desenvolvimento Social Iracélia Leal, além de representantes do legislativo, do Conselho Municipal de Saúde, lideranças regionais e profissionais da área.
Durante a abertura, o prefeito Jayme Fonseca destacou os investimentos na saúde pública e anunciou a chegada de uma Unidade Móvel de Saúde Bucal, adquirida por meio de programa do Governo Federal, que deve chegar a Carolina na próxima semana. Ele também ressaltou:
"A saúde é um trabalho contínuo e todos os profissionais merecem nosso reconhecimento por fazerem isso acontecer todos os dias."
Já o vice-prefeito e secretário de saúde, Giliard Silva, reforçou a importância da saúde mental na rede pública e anunciou o avanço da obra do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) no município:
"Esse é um passo fundamental para garantir um cuidado especializado, próximo e humanizado à nossa população."
Programação diversificada
A programação da conferência foi marcada por apresentações culturais, palestras e debates sobre os eixos temáticos:
Rede de Atenção Psicossocial: desafios e perspectivas no território municipal
Saúde mental na Atenção Primária: formação, acolhimento e cuidado longitudinal
Cuidado em liberdade: combate à exclusão, estigma e institucionalização
Entre os destaques, palestras com Dr. Kamila Alves, advogada e terapeuta familiar, e Marlene Costa Lima, diretora regional de Saúde Mental, que trouxeram reflexões sobre os desafios e estratégias para uma assistência efetiva.
Durante todo o dia, os participantes puderam apresentar propostas e colaborar com ideias para consolidar políticas públicas voltadas à saúde mental, fortalecendo a participação social no SUS.
Compromisso com a saúde de todos
A conferência encerrou com a votação das propostas construídas coletivamente, reafirmando o compromisso de Carolina com uma saúde pública inclusiva, eficiente e humana.
"Esse é um momento histórico para o município. Tudo que foi debatido aqui será transformado em ações que impactem a vida das pessoas," reforçou Higor Costa Martins, presidente do Conselho Municipal de Saúde.