O Programa acompanha gestantes e crianças desde a gestação até os 3 anos de idade, garantindo atenção e suporte contínuos.
Nesta quarta-feira (14), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social promoveu um momento especial para 40 gestantes e lactantes participantes do Projeto Esperar com Amor, iniciativa do município de Carolina que integra o Programa Criança Feliz, do Governo Federal.
O Programa acompanha gestantes e crianças desde a gestação até os 3 anos de idade, garantindo atenção e suporte contínuos. Em Carolina, o trabalho é desenvolvido por meio de visitas domiciliares semanais: as crianças recebem acompanhamento quatro vezes por semana e as gestantes a cada 15 dias. Nessas visitas, são identificadas as necessidades de cada família, realizados encaminhamentos para médicos e especialistas, como pediatras, além de oferecer orientações e cuidados assistidos.
O acompanhamento também inclui encontros mensais em grupo, com palestras e orientações, realizados no CRAS. O Projeto já proporcionou experiências marcantes, como um ensaio fotográfico para registrar e eternizar momentos especiais da gestação.
As famílias beneficiadas também serão contempladas com o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do Governo do Maranhão, com a distribuição de leite para gestantes e crianças.
A ação também contou com a presença da Secretaria Municipal de Saúde, que realizou palestras sobre o Agosto Dourado, mês dedicado à conscientização sobre a importância do aleitamento materno. Durante o momento, profissionais de saúde destacaram os benefícios da amamentação para o bebê e para a mãe, reforçando orientações práticas e incentivando o cuidado desde os primeiros dias de vida.
O Criança Feliz também está presente nas ações itinerantes da Prefeitura, levando momentos de lazer e integração com brinquedos, pula-pula, pipoca, algodão doce, brincadeiras, sorteios e pintura facial, reforçando o cuidado e o vínculo com a comunidade.
"Nosso compromisso é oferecer acolhimento, informação e cuidado, garantindo que essas famílias tenham todo o suporte necessário para um início de vida saudável e digno para suas crianças", destacou a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Iracélia Leal.