Na manhã desta terça-feira, 19 de agosto, a Prefeitura de Carolina, por meio da Secretaria de Planejamento e Gestão em parceria com a Secretaria de Administração, realizou a audiência pública do Plano Plurianual (PPA) 20262029. O encontro teve como objetivo apresentar dados e propostas que irão nortear o desenvolvimento do município pelos próximos quatro anos, além de abrir espaço para a participação popular no processo de definição das prioridades de investimento do poder público.O PPA é o instrumento que estabelece diretrizes, objetivos e metas da gestão municipal, funcionando como um guia para as políticas públicas que serão implementadas até 2029. A audiência pública, portanto, é um momento essencial para que o orçamento seja construído de forma conjunta com a população, garantindo que as decisões da administração reflitam as necessidades reais da comunidade.Durante a abertura do evento, o prefeito Jayme Fonseca destacou a importância da participação popular e reforçou que a gestão tem trabalhado para ampliar os canais de diálogo e transparência. Uma das inovações deste ano foi a possibilidade de participação online, permitindo que moradores pudessem enviar sugestões de forma digital, ampliando o alcance e garantindo maior inclusão no processo de planejamento.Na ocasião, foram apresentadas propostas e programas relacionados às áreas de saúde, educação, assistência social, infraestrutura, agricultura, meio ambiente, turismo, lazer, esporte, cultura, trânsito, mobilidade, segurança pública e juventude. Cada eixo foi detalhado com base nas demandas levantadas junto à população e nos projetos prioritários que já vêm sendo desenvolvidos pela administração municipal.A consulta pública do PPA se consolidou como um espaço de diálogo democrático, em que cidadãos puderam indicar quais áreas devem receber maior atenção e investimento. Esse processo não apenas fortalece a transparência da gestão, como também transforma o planejamento governamental em um exercício participativo, que aproxima ainda mais a administração das necessidades da sociedade.Ao final, ficou evidente que a construção coletiva do PPA é fundamental para garantir que os recursos públicos sejam aplicados em áreas estratégicas, promovendo desenvolvimento equilibrado e melhoria da qualidade de vida da população carolinense.
Na manhã desta terça-feira, 19 de agosto, a Prefeitura de Carolina, por meio da Secretaria de Planejamento e Gestão em parceria com a Secretaria de Administração, realizou a audiência pública do Plano Plurianual (PPA) 20262029. O encontro teve como objetivo apresentar dados e propostas que irão nortear o desenvolvimento do município pelos próximos quatro anos, além de abrir espaço para a participação popular no processo de definição das prioridades de investimento do poder público.
O PPA é o instrumento que estabelece diretrizes, objetivos e metas da gestão municipal, funcionando como um guia para as políticas públicas que serão implementadas até 2029. A audiência pública, portanto, é um momento essencial para que o orçamento seja construído de forma conjunta com a população, garantindo que as decisões da administração reflitam as necessidades reais da comunidade.
Durante a abertura do evento, o prefeito Jayme Fonseca destacou a importância da participação popular e reforçou que a gestão tem trabalhado para ampliar os canais de diálogo e transparência. Uma das inovações deste ano foi a possibilidade de participação online, permitindo que moradores pudessem enviar sugestões de forma digital, ampliando o alcance e garantindo maior inclusão no processo de planejamento.
Na ocasião, foram apresentadas propostas e programas relacionados às áreas de saúde, educação, assistência social, infraestrutura, agricultura, meio ambiente, turismo, lazer, esporte, cultura, trânsito, mobilidade, segurança pública e juventude. Cada eixo foi detalhado com base nas demandas levantadas junto à população e nos projetos prioritários que já vêm sendo desenvolvidos pela administração municipal.
A consulta pública do PPA se consolidou como um espaço de diálogo democrático, em que cidadãos puderam indicar quais áreas devem receber maior atenção e investimento.
Esse processo não apenas fortalece a transparência da gestão, como também transforma o planejamento governamental em um exercício participativo, que aproxima ainda mais a administração das necessidades da sociedade.
Ao final, ficou evidente que a construção coletiva do PPA é fundamental para garantir que os recursos públicos sejam aplicados em áreas estratégicas, promovendo desenvolvimento equilibrado e melhoria da qualidade de vida da população carolinense.