Ações realizadas durante o mês de março
Durante o mês de março, em alusão à campanha "Março Lilás", a Secretaria Municipal de Saúde de Carolina promoveu uma série de atividades voltadas à conscientização e prevenção do câncer do colo do útero. As ações ocorreram em todas as 11 Unidades Básicas de Saúde (UBS) das zonas urbana e rural, reforçando o compromisso com a saúde da mulher no município.
As iniciativas incluíram palestras educativas, orientações sobre saúde feminina e a realização de exames preventivos, como o Papanicolau. Além disso, houve uma busca ativa para a vacinação contra o HPV e a oferta de testes rápidos para a população.
Resultados das Ações:
- 173 coletas de Papanicolau (PCCU) realizadas;
- 12 palestras e sessões de orientação conduzidas.
O câncer do colo do útero é uma preocupação significativa no Brasil. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), para cada ano do triênio 2023-2025, são estimados 17.010 novos casos da doença, representando uma taxa de incidência de 15,38 casos a cada 100 mil mulheres. Especificamente na região Nordeste, a taxa de incidência é de 17,59 por 100 mil mulheres.
A prevenção e do diagnóstico precoce fazem toda a diferença, por isso, vale ressaltar a importância em realizar regularmente o exame preventivo e a se vacinarem contra o HPV, medidas essenciais para reduzir a incidência e a mortalidade associadas ao câncer do colo do útero.
Em breve, a equipe de imunização da Secretaria de Saúde de Carolina dará início à campanha de vacinação contra o HPV para jovens de 15 a 19 anos. A vacina é fundamental para a prevenção do câncer do colo do útero e de outras doenças causadas pelo Papilomavírus Humano (HPV).
Que tal ampliar o acesso à informações que salvam vidas? Compartilhe essa informação e fique atento às nossas redes sociais!