O projeto tem como missão intensificar a segurança na comunidade escolar, garantindo um ambiente de paz para o desenvolvimento educacional
Nesta terça-feira, 29 de abril, foi dado o pontapé inicial ao projeto Ronda Escolar em Carolina. A iniciativa é do 12º Batalhão da Polícia Militar e tem como objetivo fortalecer a segurança no ambiente escolar, promover a cidadania e prevenir situações de violência dentro e fora das unidades de ensino.
O lançamento contou com a presença do efetivo do 12º BPM de Carolina, da Patrulha Maria da Penha - 12° BPM, do Comando de Policiamento de Área do Interior 3 (CPAI-3), além dos comandantes regionais Tenente-Coronel Luna e Coronel Emerson.
A cerimônia foi presidida pela policial militar Poliana Milhomem, que apresentou as propostas e diretrizes do projeto à comunidade. Estiveram presentes também a Secretária Municipal de Educação, Sandra Regina, gestores de escolas municipais e representantes de diversas secretarias da Prefeitura de Carolina, que manifestaram total apoio à iniciativa.
A Ronda Escolar compreende uma série de ações integradas, como:
- Presença ostensiva na entrada e saída dos alunos;
- Rondas preventivas no entorno das escolas;
- Palestras educativas e participação em eventos;
- Mediação de conflitos e reuniões com pais e mestres;
- Encaminhamento de demandas a órgãos parceiros.
O projeto tem como missão intensificar a segurança na comunidade escolar, garantindo um ambiente de paz para o desenvolvimento educacional. A atuação preventiva da Polícia Militar, por meio de toda a sua estrutura, assegura uma resposta rápida e eficaz a possíveis situações de risco, sempre priorizando a tranquilidade dos alunos e profissionais da educação.
Com o apoio da Prefeitura de Carolina, o projeto Ronda Escolar se soma a outras iniciativas que visam promover um ambiente escolar mais seguro, acolhedor e cidadão.